O custo de investimento (CAPEX), dependerá do dimensionamento do gerador que poderá ser adequado ao atendimento de todo o consumo de energia do usuário ou parte dela tanto em razão de limitações físicas da instalação quanto por limitações financeiras.

Obviamente, uma localidade mais próxima da linha do equador, tem um maior potencial de geração de energia solar assim como a orientação e o ângulo dos módulos fotovoltaicos também influenciam no rendimento da instalação. Outros fatores ainda podem ser levados em conta para determinar a eficiência da geração, como por exemplo o sombreamento em determinados horários do dia.

Entretanto, para termos uma idéia de valor, segue um mapa de orientação:

Convém notar que estes valores estão baseados no valor tarifário de hoje, 08MAR23, onde temos bandeira verde e a luz elétrica classificada como um “bem essencial” o que limita a cobrança de ICMS em 18%, ou seja este é o maior prazo para a amortização do investimento. Qualquer alteração nestas condições de precificação do fornecimento da energia elétrica fará com que estes prazos diminuam sensivelmente.

Vale lembrar ainda que a garantia de geração de energia elétrica é de 30 anos, como pode ser observado no gráfico abaixo:

Outro custo a ser considerado é o de manutenção (OPEX), que se resume à limpeza dos módulos já que o gerador fotovoltaico, ao contrário de outros tipos de geradores, não possuem partes móveis o que reduz sensivelmente o seu “desgaste”.

Hilton Victor
Engenheiro Eletricista – FESP
Compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *