A geração de energia fotovoltaica se dá essencialmente pela natureza intrínseca de alguns minerais de gerarem eletricidade a partir de sua exposição à luz.
Vale lembrar que a energia é gerada a partir da quantidade de luz e não de calor. Conforme pode ser observado no gráfico abaixo retirado do catálogo do fabricante “JINKO”, quanto maior a temperatura, pior a geração de energia.
COMO FUNCIONA
De maneira simples, o painel solar converte a energia dos raios solares em energia elétrica.
Os painéis solares são instalados num local onde tenham grande exposição a luz do sol, depois, conectados ao Inversor Solar, que converte as correntes continuas em corrente alternada (que é a energia elétrica tradicional utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos, lâmpadas, sistemas de segurança, eletrodomésticos e etc.).
A energia, então, sai do inversor solar diretamente para o quadro de luz, e é distribuída utilizando a fiação já existente. Dependendo do tipo de sistema (on grid ou off grid) o excesso de eletricidade produzido pelos painéis solares volta para a rede elétrica através do relógio de luz, ou pode ser armazenada em baterias para uso posterior.
SISTEMA ON GRID
Com grande capacidade de geração de energia, durante todo o período de incidência de luz, geralmente a quantidade de energia gerada é maior do que a energia consumida. Então essa energia excedente vai para as redes de distribuição das concessionárias de energia elétrica.
A produção da geração em kWh se transforma em créditos de energia que serão usados durante a noite, quando não há incidência de luz solar.
SISTEMA OFF GRID
O off grid funciona de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de conexão com a rede de distribuição da concessionária. Para isso, ele precisa contar com baterias, que são as responsáveis por armazenar a energia excedente que foi produzida.
Apesar desta diferença, o funcionamento dos sistemas é bem semelhante.